.

"A educação ambiental na escola

oferece meios efetivos para que cada

aluno compreenda as consequências

que as ações humanas promovem na natureza".



quarta-feira, 21 de julho de 2010

Projeto coleta seletiva e reciclagem.



Público alvo: Anos iniciais do ensino fundamental.

Justificativa: Um dos maiores problemas que contribui para a degradação do meio ambiente é o lixo e conseqüentemente é responsável por inúmeras doenças.
A grande preocupação no momento é o que fazer para diminuir a grande quantidade de lixo e também uma outra preocupação é que num futuro bem próximo não haverá mais locais disponíveis para armazenar o lixo.
Temos que tomar atitudes positivas quanto ao lixo, tendo como parâmetro que esta é uma atitude ecológica , mas antes de tudo uma atitude social; pois com o tratamento do lixo além de uma melhoria da qualidade de vida teremos também uma grande economia dos recursos naturais, além da economia de energia, assim sendo estaremos cuidando da Sustentabilidade.


Objetivos:
*Iniciar a coleta seletiva em nosso município conscientizando os alunos, educadores, pais e comunidade sobre a importância da reciclagem, a melhoria de vida, a limpeza da cidade e até mesmo a possibilidade de ação lucrativa com materiais que podem virar arte.
*Promover conscientização para redução e reutilização dos resíduos de origem humana no município.
*Preservar o meio ambiente, aumentando o ciclo de vida do nosso habitat. *Promover a educação ambiental na escola e comunidades.
*Conhecer e aplicar o princípio dos três Rs e as cores padronizadas para a coleta se seletiva.
* Capacitar os alunos para o processo de reciclagem do papel com diferentes texturas e cores. *Desenvolver o trabalho cooperativo entre alunos e escolas.*Incentivar troca de conhecimentos e apresentação do material produzido.
*Valorizar o uso do papel reciclado no ambiente escolar.



Desenvolvimento:

1-Palestra para pais sobre a importância da coleta seletiva para o município e para o nosso futuro, organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
2-Teatro para os alunos, apresentando a implantação da coleta seletiva em nosso município e sua importância para o nosso ambiente de vivência.


Atividades propostas:

Para todas as turmas de todos os anos escolares deve haver uma conversa informal sobre o tema em questão, sempre valorizando o saber do aluno, acrescentando informações quando necessário.

1º ano :

*Conversa informal sobre coleta seletiva.
*Colorir a ilustração e realizar interpretação da imagem.
*Construir lista de tudo que vira lixo em casa.
*Socialização por meio de leitura.
*Realizar ditado de lixo : Levar uma sacolinha surpresa com lixo dentro e realizar o ditado visual.
*Realizar a seguinte perguntas:
-Para onde vai o lixo de nossas casas?
-Podemos reaproveitar o lixo? De que maneira?
*Falar da importância da coleta seletiva .
*Explicar o que é reciclagem.
*Realizar a leitura do texto “RECICLAR” e atividades propostas envolvendo ortografia e colorido.
*Dever de casa: Leitura do texto sobre reciclagem e lixo, posterior realização de atividades de escrita e identificação de palavras.
*Confecção de um livrinho sobre a coleta seletiva.
*Ligar os pontos de 1 à 20 para formar a lixeira.
*Jogo de dados: Trilha do lixo.
*Brincar com os brinquedos confeccionados pelo 2º ano.




2º ano
*Leitura do texto informativo: “O que é reciclar ”?
*Confecção de um livrinho com o poema: Mutirão de limpeza – Sylvio Luiz Panza.
*Reflexão sobre a importância de cuidar do lixo.
*Texto: “A natureza não tem lixo”.
*Trabalho em grupo relacionado ao texto.
*Atividade “De olho na Cena” – Colorir e Marcar com X atitudes incorretas em relação ao lixo e escrever a atitude correta correspondente.
*Leitura do texto: “A Natureza não tem lixo.” – Marcos Faria.
*Atividades relacionadas ao texto.
*Elaboração de lista coletiva sobre o desperdício de materiais.
*Confecção de uma lista individual sobre estratégias que podemos utilizar para reaproveitar o lixo, citando exemplos.
*Realização de Caça-palavras sobre lixo e meio ambiente.
*Texto: “O Planeta não é uma lixeira”. (Revista Recreio) Leitura complementar.

Realização da brinquedoteca:
-Enviar bilhete para os pais solicitando materiais para realizar a brinquedoteca.
Proposta de bilhete para os pais :Senhores pais,
Seu (sua) filho (a) precisará de materiais recicláveis para realizar confecção de brinquedos para utilizar nas aulas de educação física e recreio . Estaremos recebendo estes materiais até o dia ______. Sugestão de alguns materiais : - Tampas plásticas de todos os tamanhos e cores ( amaciante, refrigerante, shampoo, maionese e outras);- Garrafas pets de vários tamanhos e cores;- Latas de vários tamanhos com tampa;- Rolinhos de papel higiênico;- Copinhos e potinhos de danone e yogurte;- Caixas diversas de diferentes tamanhos: de sapato, pasta de dente, fósforos etc.


1. Desenvolvimento de trabalhos com os alunos e professores:
Lavagem dos materiais - Seleção, classificação e organização .
Confecção de brinquedos a partir da leitura de receitas sobre fabricação de brinquedos reciclados.
Utilizar os brinquedos fabricados na aula de educação-física, recreio e expor em uma mostra.


3º ano

*Textos: “Lixo reciclado pode ser coisa útil” – Reflexão acerca do tema. Exploração oral, e realização de atividades escritas.
Realização de atividade de numere relacionada á coleta seletiva e reciclagem.
* Confecção de cartazes utilizando materiais reciclados com frases de conscientização sobre a importância da transformação do lixo. Afixação um locais estratégicos como: Refeitório, banheiros, portão de entrada, pátio, etc.

4º ano:

*Abordagem do tema coleta seletiva e reciclagem.
*Deixar os alunos livres para manifestarem tudo o que sabem sobre os assunto, direcionando e completando com informações quando necessário.
*Leitura do texto:” Excesso de lixo” (Revista Globo Ecologia, jun/92).
*Atividades de compreensão textual .
*Observação do lixo produzido na escola. Fazer a seguinte sondagem e registrar na lousa:
-De onde vem o lixo?
-O lixo vem de matéria prima.
-De onde vem a matéria prima?
-Estamos jogando fora os recursos naturais.
*Confecção de uma bandinha para a escola utilizando materiais recicláveis.
*Apresentação no momento cívico utilizando os instrumentos confeccionados pela bandinha.
*Exposição na mostra da Recicloteca.



5º ano :
Português:
*Textos informativos acerca do tema , atividades escritas de ortografia (caça-palavras, listas,palavras geradoras, ditados, interpretações textuais (orais e escritas ).
*Elaboração de questionários sobre lixo e aplicá-los por meio de pesquisa. ( Os resultados da pesquisa podem ser utilizados para construção de gráfico na aula de matemática.)


História: Texto sobre a história do lixo. Atividades escritas de compreensão.

Geografia: Visita á Usina de reciclagem e compostagem de nosso município. Pesquisa sobre termos da reciclagem. Produção de texto utilizando esses termos.

Ciências: Doenças associadas á forma como o lixo está depositado no ambiente ( Febre Tifoide, Cólera, Diarréia, Antraz, Peste Bulbônica, Tracoma, Triquinose. Leitura e atividades escritas relacionadas. (Também pode ser realizada por meio de pesquisa . Leitura de textos abordando o tema lixo ( lixo domiciliar, lixos orgânicos, lixos desprezíveis, lixos recicláveis, lixos industriais), reciclagem, sustentabilidade, o princípio dos 3 Rs e sua aplicabilidade no quotidiano.


Matemática e Português:
* Construção coletiva de um gráfico da pesquisa realizada na aula de português. Leitura dos textos: “Uma riqueza que nasce da árvore” - Revista Nova Escola, nº 30, maio de 1989, ( escrita e leitura de numerais romanos) e “Metade dos municípios de São Paulo ainda usa lixões” (Uso de porcentagem : leitura e aplicabilidade). Decomposição dos materiais jogados no lixo, com posterior realização de atividades.



Sugestão para momento cívico:

* Apresentação do tema por meio de encenações e poemas.
* Produção e apresentação de paródias sobre a reciclagem.
*Apresentação de músicas utilizando os instrumentos confeccionados na aula de artes pelo 4º ano.

Artes:
* Oficinas de reciclagem ( confecção de objetos usando como matéria prima materiais recicláveis).
* Realizar oficinas de papel reciclado .
* Confecção de um mural abordando o tema.


Educação-física:
* Jogo lúdico: Trilha da reciclagem .
* Brincadeiras utilizando os brinquedos reciclados confeccionados na aula de artes.

Culminância: Apresentar os objetos produzidos pelas crianças em uma mostra (Reunião de pais ou dia específico á combinar).

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário